No pôr do sol dos mirantes, nas calçadas dos bares, nas festas de rua, praças, parques. Às vezes até no brigadeiro que você compra na praia. O consumo de maconha no Brasil é tão comum que quem é de fora pode até ficar surpreso ao saber que não é permitido sair fumando um baseado por aí.
Sendo um dos países que mais consome a erva no mundo, é claro que discussões sobre a sua legalização vão aparecer no debate público e gerar aquela velha disputa entre conservadores e progressistas, com direito a muita emoção e pouca razão; aliás, esse é quase o lema não-oficial desse país.
Depois de 9 anos guardadinha numa das gavetas da justiça brasileira, o Brasil voltou a julgar uma ação que tratava da descriminalização do porte de drogas para consumo próprio. No episódio de hoje você vai entender o que mudou e quais foram as justificativas para que essa ação fosse votada. Entra na roda que ta começando mais um Fala Gringo, o seu podcast de português, cultura e sociedade brasileira.
Esse podcast é mantido graças às doações dos nossos ouvintes, como vocês já sabem, que são citados no final do episódio. Então muito obrigado por permanecerem aqui comigo e apoiarem o projeto. Com uma doação única, você ajuda a manter o Fala Gringo no ar e ainda ganha acesso às transcrições dos episódios da temporada em curso. Mais informações em www.falagringopodcast.com.
Eu quero lembrar você também que outra forma de ajudar o podcast é deixando sua avaliação no Spotify e na Apple Podcasts. E agora no Spotify dá até pra deixar comentários sobre o episódio. Então me contem o que vocês estão achando dessa temporada.
No ano de 1997, uma das músicas mais tocadas nas nossas rádios era essa aqui.
A criminalidade toma conta da cidade
A sociedade põe a culpa nas autoridades
O Cacique oficial viajou pro Pantanal
Porque aqui a violência tá demais
E lá encontrou um velho índio que usava um fio dental
E fumava um cachimbo da paz
O Presidente deu um tapa no cachimbo
E na hora de voltar pra capital, ficou com preguiça
Trocou seu paletó pelo fio dental
E nomeou o velho índio pra Ministro da Justiça
E o novo Ministro, chegando na cidade
Achou aquela tribo violenta demais
Viu que todo cara-pálida vivia atrás das grades
E chamou a TV e os jornais
E disse: Índio chegou trazendo novidade
Índio trouxe o cachimbo da paz
Maresia, sente a maresia
Maresia, uh
Apaga a fumaça do revólver, da pistola
Manda a fumaça do cachimbo pra cachola
Acende, puxa, prende, passa
Índio quer cachimbo, índio quer fazer fumaça
