5.9 A história da Cachaça e da Caipirinha

Deve ser mesmo muito difícil aprender o português brasileiro. Acompanha comigo essa lista de palavras: pinga, aguardente, cana, caninha, , marvada, branquinha, manguaça. Todas elas, sinônimos da bebida que é simbolo de brasilidade. Muito mais que o ingrediente-chave da nossa caipirinha, uma bebida com séculos de história, presente nos almoços familiares, nos botecos brasileiros e até em alguns rituais religiosos do país.  

Arrasta uma cadeira e senta nessa mesa de bar comigo que o episódio de hoje traz uma boa dose de histórias e curiosidades sobre a cachaça. Eu sou o Leni e esse é o Fala Gringo, seu podcast de português e cultura brasileira. Para ouvir esse episódio com uma transcrição completa, mais uma lista de vocabulário, acesse falagrinfopodcast.com e saiba como ser um dos apoiadores do projeto.

Em 2021, um grupo de brasileiros abordou o Papa Francisco pedindo que rezasse pelo nosso povo. Francisco, que era conhecido pelo seu bom humor, respondeu com um sorriso e uma piada: “vocês não têm salvação, é muita cachaça e pouca oração.” 

É possível que o papa, ao falar da cachaça, não estivesse se referindo literalmente à bebida, mas talvez aos prazeres do mundo, pensando num contexto religioso, né, o que deixa a piada ainda melhor. Aliás, até a gente usa “cachaça” como sinônimo de diversão, de sair para beber. Agora o fato de ele citar a bebida não é por acaso, porque a cachaça é para o Brasil o que o uísque é para a Escócia, vamos supor. Simbolicamente, claro..

Deixe um comentário