6 dicas simples e práticas para aprender mais com podcasts

Todo mundo sabe que criar um ambiente de aprendizagem é essencial para melhorar o nível de compreensão e fala de uma língua. Para isso, os podcasts são nossos grandes aliados.

Mas você sabe como aproveitar ao máximo podcasts para impulsionar o seu aprendizado? Eu separei seis dicas práticas que uso bastante no meu processo.

1. Comece com podcasts curtos e bilíngues.

Os podcasts de curta duração ajudam a permanecer focado no conteúdo, sem muitas distrações. E você pode ouvi-los no caminho para o trabalho, no intervalo do almoço ou durante uma atividade física leve.

A vantagem de um podcast bilíngue no início é a aproximação com o seu idioma. Quando você se sentir preparado, passe a ouvir conteúdos para nível intermediário e programas variados. A Ingrid, do Second-half- Travels, fez uma ótima lista com indicações para todos os níveis.

2. Ajuste a velocidade da reprodução

O apresentador fala rápido ou devagar demais? A maioria dos aplicativos de podcast permite que você ajuste a velocidade de reprodução. Com isso, fica muito mais fácil acompanhar, especialmente para quem está no nível intermediário, em que é necessário ouvir as palavras com mais clareza.

3. Repita comigo!

Eu adoro esta técnica para treinar a pronúncia e ritmo da fala enquanto estou fazendo uma caminhada. Funciona melhor com podcast em que os apresentadores falam em ritmo desacelerado, porque dá pra acompanhar sem se atrapalhar.

4. Ouça o mesmo episódio mais de uma vez

Não tem jeito: se você está num nível intermediário, em algum momento vai se perder numa frase, expressão ou significado de uma palavra. Na dúvida, ouça o episódio uma segunda ou terceira vez. Você vai perceber que a sua compreensão aumentará bastante.

5. Acompanhe podcasts com a transcrição

Infelizmente, nem todos os podcasts disponibilizam este recurso, mas muitos programas focados no ensino de idiomas contam com transcrições para membros premium ou venda direta. A maioria das pessoas que usam as transcrições em seus estudos afirmam maior aproveitamento do conteúdo e melhor fixação do vocabulário.

O Fala Gringo tem transcrições gratuitas na primeira temporada! São dez episódios para você acompanhar com texto integral e lista de vocabulário. Experimente!

  • Beber água também é sempre recomendado. 😝

6. Ouça o que você gosta

Nem sempre o podcast de idiomas vai trazer conteúdos focados nos assuntos que você acha mais interessante. Faz parte… Mas que tal tentar ouvir programas específicos? Do que você gosta: culinária, política, cinema, seriados, futebol, cultura pop? Vá sem medo!

A produção de podcasts só aumenta. Pode levar um tempo, mas com a ajuda dos algoritmos, com certeza você vai encontrar algo que te agrada.


E você, que técnicas costuma usar no seu processo? Compartilhe com a gente nos comentários!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s