4.14 Capoeira: de crime a símbolo da cultura nacional

♫ Que nessa roda se construa um movimento que complete a escultura

Utilizando a mais pura e heterogênea capoeira ♫

Fala, gringo! Fala, gringa! O episódio da vez é sobre a capoeira, a arte marcial que  é a cara do Brasil. Sabia que antes de se espalhar pelos quatro cantos do mundo, ser reconhecida como patrimônio cultural do país e se tornar símbolo de resistência, a capoeira foi considerada crime? Fica por aqui que a gente vai ver alguns pontos históricos importantes, algumas curiosidades e mitos e trabalhar um bom vocabulário relacionado às artes marciais. Bora nessa? 

A música que você está ouvindo é do grupo Beiramar, chama-se movimento novo!

Essa temporada tem o apoio de Dan Buller, Stuart Sills, Nicholas Bouldien, Giusi Giglione, Maxwell Welch, Mark Ridderhof, Jeffery Rozovics, Anene Ejikeme, Sally Larrick, Larry Smith, Sean Doherty. 

Muito obrigado a vocês pelo apoio! Alguns desses nomes são ouvintes que apoiam o Fala Gringo desde o início. Eu fico feliz demais de saber que vocês ainda estão por aqui, ouvindo o Fala Gringo, colaborando financeiramente com esse projeto. É uma satisfação enorme.
Na correria da vida, eu deixei passar despercebido, mas em  julho deste ano o Fala Gringo fez 3 anos! Sou muito grato e feliz de ter começado esse projeto, e sobretudo de ter persistido nele. Dá trabalho demais, mas todo processo é muito prazeroso porque eu me divirto muito fazendo, aprendo muito, e sinto que vale muito a pena porque a audiência do Fala Gringo é incrível.  Sério, gente! Cada vez que vocês mandam uma mensagem ou escrevem um feedback eu tenho consciência ainda mais de que o Fala Gringo tá levando algo bom aí até o seu fone de ouvido, a sua caixinha de som, e isso se converte em motivação. Então gratidão pela força que vocês vem dando.

——-

O que você vai ouvir nesse episódio?

  • O que é a capoeira?
  • Por que a capoeira era crime?
  • Quais os tipos de capoeira praticados no Brasil?
  • O que foi a capangagem?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s