4.8 O sotaque paranaense e a imigração ucraniana no estado 

Fala, gringo! Fala gringa! Hoje eu convido vocês para um passeio no Sul do Brasil. Vamos descobrir o estado do Paraná e a sua capital, Curitiba. Eu passei o carnaval na cidade, pude conhecer um pouco da sua cultura, história, formação e ouvir bastante o sotaque paranaense. Descobri que o Paraná tem uma ligação forte com imigração ucraniana no século XIX e, de quebra, ainda trouxe vou indicar um escritor paranaense pra quem gosta de poesia. Fica por aqui! 

Essa temporada tem o apoio do Andrew Shapira, Susan Howard, Sam Servello, Maria Rodriguez e Gianni Adua. 

Se você está chegando por aqui agora, sem bem-vinda, bem-vindo. Colaborando com esta temporada você tem acesso às transcrições deste e dos próximos episódios, vai até o episódio 4.20. Agora se você não quer esperar os novos episódios, na lojinha do FG você pode comprar as transcrições dos episódios da segunda e terceira temporada. Um pdf com tudo completinho pra vocês. Acesse fala gringo ponto com, clique no banner ou botão da lojinha, e tá tudo explicado lá na página. 

Agora aquele recado pra você que já acompanha o FG há muito tempo, mas ainda não deixou um review pro podcast. Vai lá na Apple Podcasts ou Spotify, deixe seu review, siga o podcast também. Ajude o Leni a espalhar mais português e cultura brasileira mundo afora. E eu agradeço desde já, claro. Vamos agora falar sobre Curtiba e o sotaque paranaense? 

O que você vai ouvir nesse episódio?

  • História da Imigração Ucraniana no Paraná
  • Porque Curitiba é conhecida como a “cidade modelo” do Brasill
  • Principais características do sotaque paranaense
  • Dialeto paranaense
  • Verdura, do poeta curitibano Paulo Leminski

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s