4.9 São Luís do Maranhão, a Jamaica Brasileira

Fala, Gringo! Fala, gringa! Certamente quem ouve falar no Maranhão pela primeira vez fica logo sabendo dos lençóis maranhenses, um conjunto de dunas e lagoas naturais, de uma beleza incrível; definitivamente um dos destinos mais procurados do Brasil. 

A 240km dali está São Luís, também conhecida como Ilha do Amor,  mais um cantinho do Brasil repleto de particularidades históricas, culturais e linguísticas. A cidade foi fundada por franceses, embora hoje seja conhecida como a “Jamaica Brasileira”. Bora entender essa história e ouvir um pouco o jeito maranhense de falar o português? 

Esse episódio tem o apoio de: Serge Noel, Kathryn Hilis, Conor redin, Peter Kenworthy, Javier Arao, Caroline Slate, Melissa Silva, Aaron Streiter, Ladd Spiegel e Tillman Farley e Jeffrey Mclntosh.  

Para ser um dos apoiadores, acesse falagringopodcast.com. Lá você encontra o link da lojinha do Fala Gringo. Você pode tanto apoiar esta quarta temporada, que está em andamento, quanto comprar as transcrições das temporadas anteriores. Então você receberá um pdf direto no seu email, com páginas e mais páginas de transcrições e conteúdos, listas de vocabulário e links extras para você aprofundar as pesquisas, praticar mais o português e descobrir ainda mais o Brasil.

Gente, antes de começar com a nossa pauta, queria dizer pra vocês que eu cheguei ao fim da minha viagem pelo Sul do Brasil. Quem escutou os últimos episódios sabe que eu tive o prazer de descobrir Curitiba; voltar a lugares que eu amo em São Paulo, como o Museu da Língua Portuguesa. Voltei a Santos e ao Guarujá no litoral de São Paulo, e também conheci Ubatuba e a a linda cidade de Paraty, no Rio de Janeiro. Recomendo demais. 

Foram dois meses muito legais e também desafiadores. Porque foi a primeira experiência trabalhando e viajando, como nômade digital, além de acompanhar as aulas da faculdade à noite  e escrever os episódios do Fala Gringo. Muita coisa, muito trabalho. No final deu tudo certo e foi bom demais. E a cereja do bolo foi poder encontrar ou reencontrar algumas pessoas super legais que eu só conheci graças ao podcast, como a Camila do Canal Brasileirices, o Vlad do Tropical Portuguese, e os ouvintes Osaka, Guillaume e Chris Borges. 

Como eu falei lá no Instagram, é muito bom quando a situação se inverte e eu que ouço a voz dos ouvintes do Fala Gringo. Eu mal posso esperar pra encontrar alguns de vocês novamente. E vem mais viagem por aí. Conto tudo nos próximos episódios. Porque agora vou falar de São Luís do Maranhão, a capital do reggae.

O que você vai ouvir nesse episódio?

  • Colonização Francesa no Nordeste Brasileiro – França Equinocial
  • Como o reggae chegou ao Maranhão?
  • Por que São Luís é considerada a Jamaica Brasileira?
  • O que é o Bumba Meu Boi do Maranhão?
  • O que é o Samba de Crioula?
  • Expressões Idiomáticas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s