4.11 Inflação no Brasil e o Plano Real

Já tem mais de um ano que a gente não para de ouvir notícias como essas:

“Janeiro registrou o maior índice de inflação para o mês dos últimos seis anos; aqui no Brasil a previsão para a inflação subiu mais uma vez, é a décima quinta alta seguida; a alta de preços está espalhada em praticamente toda a economia brasileira; a inflação ela pode terminar o ano na casa de sete por 7%, bem acima da meta inicial de 3,5 por cento; em março a taxa subiu 1,62%, é a maior variação para o mês em 28 anos; o IBGE anunciou o maior índice de inflação pro mês de abril em 27 anos. 

A cada mês, um novo recorde no preço de alimentos. E nem precisa abrir o jornal ou ligar a TV pra perceber. Cada vez que a gente vai à feira ou ao supermercado, volta com menos produtos na sacola, pagando muito mais do que de costume. 

No episódio de hoje você vai entender como esse movimento da inflação global tá se desdobrando aqui no Brasil; quais as alternativas dos brasileiros para driblar essa crise e mais: vamos voltar um pouco na história do Brasil pra um momento em que a inflação foi tão alta que tivemos que mudar de moeda. E nem faz tanto tempo assim, hein? Fica por aqui. 

Essa temporada tem o apoio de: Jasmin Shadid, Gabriel Lombard, Daniel Farjado, Rachel McMullan, Michael Cheser, Kristine Vasiljeva, Chih Hsueh Lin e Juan Russo.

Para apoiar o Fala gringo também acesse falagringopodcast.com. Você pode apoiar esta temporada, e ter acesso às transcrições deste e dos próximos episódios da quarta temporada. Mas se você não gosta de esperar, pode comprar as transcrições dos episódios das temporadas anteriores. São dois PDFs com páginas e mais páginas de textos, links extras e listas de vocabulário pra você praticar o português. No site do Fala Gringo tá tudo explicadinho. 

O que você vai ouvir nesse episódio?

  • Como a inflação global está se desdobrando no Brasil?
  • O que foi o plano real?
  • O que é pechincha?
  • O que os brasileiros estão fazendo para driblar a inflação?
  • Vocabulário e expressões relacionados ao tema.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s