Habitantes da maior terra indígena do Brasil, os povos Yanomami voltaram a ganhar destaque no noticiário brasileiro. O motivo? Graves casos de desnutrição e malária espalhados pelas comunidades. “O Ministério da Saúde resgatou indígenas Yanomami desnutridos e com malária. / Nos últimos quatro anos, as mortes de crianças com menos de cinco anos, que poderiam ter sido evitadas, aumentaram quase 30%. 570 foram vítimas da falta de atendimento básico.” A terra indígena sofre com a invasão de garimpeiros, que têm causado desorganização social e gerado problemas de segurança.
No episódio de hoje, a gente vai conhecer um pouco da trajetória e cultura do povo Yanomami; saber como o garimpo ilegal ameaça a existência não só desse, mas de outros povos indígenas e por que muita gente está qualificando essa crise sanitária que vem acontecendo nos últimos anos como um crime de genocídio. Eu respiro daqui, você daí, e gente vai tentar entender tudo isso, devagarzinho, nos próximos minutos.
Essa temporada tem o apoio de Leonardo Rastelli, Sonum Sumaria, Angela Gambacciani, Larry Smith, Sarah Hausman, Eugenia Fernandes, Colter Hoffman, Jeffrey Johnson, Erica Lefstad e Nadia Mellina.
Para ser um dos apoiadores do Fala Gringo também e receber as transcrições dos episódios em PDF ou uma senha para acessá-los online, visite falagringopocast.com. Lá você vai encontrar o link da lojinha do Fala Gringo e conferir todos os detalhes.
——-
O que você vai ouvir nesse episódio?
- Quem são os povos Yanomami?
- Como o garimpo ilegal afeta os indígenas brasileiros?
- Por que o Governo Bolsonaro está sendo acusado de genocídio contra os indígenas?
- Vocabulário e expressões relacionados aos indígenas?
- Como vivem os Yanomami?

Um comentário em “4.18 Povos Yanomami: como o garimpo afeta os indígenas do Brasil?”