4.17 Por que brasileiros não dizem NÃO?

Tsc tsc tsc… De jeito nenhum. De modo algum. Nem pensar. Nunca. Jamais. Ou simplesmente, NÃO. Uma palavra tão pequeninha, uma das primeiras que a gente aprende na vida, mas que a medida que vai crescendo, começa a perceber que é tão difícil de usar e, principalmente, ouvir.

No episódio de hoje a gente vai tentar entender porque é tão difícil para os brasileiros dizer uma coisa tão trivial como um NÃO. O que explica esse comportamento? E, falando de uma forma mais ampla, quais as consequências na vida de uma pessoa que tem dificuldade em dizer NÃO? 

Esse é o Fala Gringo, o seu podcast de português e cultura brasileira. Para acompanhar este episódio com a transcrição completa, acesse www.falagringopodcast.com e saiba mais. 

—–

Fala, gringo! Fala, gringa! Antes de mais nada, feliz ano novo, minha gente! Muita saúde, disposição e aprendizado pra todos nós neste ano. Muita energia boa… A você que tá conhecendo o Fala Gringo agora, seja bem-vinda/bem-vindo! E a você que escuta cada episódio do podcast desde 2019, muito obrigado pela parceria! No último report do Spotify eu vi que o podcast é ouvido em mais de 80 países. Então olha que coisa boa saber que tem tanta gente conectada com essa mesma intenção de aprender o idioma de um país, mas também a sua cultura e história. E eu fico mais feliz ainda por vocês escolherem o FG, proporcionar a honra de acompanhar vocês durante esse processo. 

E por falar em gratidão e parceria, um super abraço para os colaboradores da vez. Essa temporada tem o apoio de Christiane Hartl, David Dick, Wolfram Brandt, James Goldman, Zeno Carels, Edward Smith, Derek Footer, Giselle Santillana MX) e Denis Rice. 

Esse é o episódio 17 da 4ª temporada. Pra quem não lembra, lá no comecinho eu prometi 20 episódios para esta temporada, foi a mais longa até agora, está sendo, né? E ainda faltam três. Quem apoia recebe as transcrições em PDF e um código para acessar online, certo? Então tamo aí, né? Devagar e sempre…

O ano passado, 2022, minha vida deu uma chacoalhada boa, mudou muita coisa, principalmente no que eu faço como trabalho principal, que é publicidade e comunicação. Ficou mais difícil de continuar com o FG porque eu passei a ter menos tempo livre pra me dedicar ao projeto, mas lá se vão 3 anos da gente junto aqui, no ritmo que dá. Enquanto publicitário eu já fiz campanhas pra grandes marcas aqui no Brasil, já trabalhei com artistas, já fiz muita coisa legal, mas eu sempre digo aos meus colegas que o projeto mais significante da minha vida é o Fala Gringo mesmo. É o meu bebê, é 50% Leni, 50% vocês, e eu sou muito realizado de a gente ter construído esse caminho juntos. 

——-

O que você vai ouvir nesse episódio?

  • Por que brasileiros têm dificuldades em dizer NÃO diretamente?
  • O que são culturas de alto e baixo contexto?
  • O que é o Golpe da Fruta no Mercadão de São Paulo.
  • O que significam as expressões “Na Lata” e “Nem que a vaca tussa”?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s